Curso de Panificação Artesanal é realizado na Comunidade Barra Clara em parceria da Prefeitura e Senar-MT

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou na sede da Comunidade Barra Clara, o de Curso de Panificação Artesanal pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o curso de Panificação Artesanal é voltado para a produção de pães, bolos, biscoitos e salgados utilizando técnicas artesanais, visando melhorar a segurança alimentar e incrementar a renda de famílias rurais.

O curso de carga horária de 40 horas ocorreu entre os dias 11 a 15 de julho de 2022, no Barracão Comunitário da Comunidade Barra Clara. A capacitação, contou com aulas teóricas e prática, que foi ministrada pela a Técnica em Panificação e estudante de Engenharia de Alimentos, Samária Carey Cortez Fraga, instrutora credenciada do SENAR/MT. Ao todo foram envolvidas 14 mulheres rurais da comunidade Barra Clara e comunidades circunvizinhas.

O conteúdo programático do curso foi: Introdução à panificação artesanal e métodos de preparo; Características e qualidade da farinha de trigo, métodos de preparo; Nutrientes que compõem os alimentos; Higiene dos utensílios, equipamentos, manipuladores, ambiente de trabalho e na preparação dos alimentos; Técnica para o preparo de fermento natural; Quantificação adequada dos alimentos e ingredientes; Medidas de peso e volume; Uso dos ingredientes na preparação; Técnicas de conservação e armazenamento; Preparo de pães diversos, bolos, bolachas, biscoitos e salgados; técnicas de conservação de massas cruas e pré-assadas; Controle de qualidade; e noções de administração, comercialização e marketing.

Dentre algumas das receitas aprendidas estão: massa de salgado, massa para pão doce, pães doces; pão natalino; bolos de Cenoura, Batata e Limão; Broa de Fubá; biscoito de nata; bolachas; empada; grissini; casadinho; pizzas, salgados fritos e assados; dentre outros.

A realização da ação contou com a parceria da Escola Municipal Boa Esperança, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Sindicato Rural. Esteve presente no encerramento do curso, o Vice-Prefeito e Secretário de Administração e Planejamento, Ademilson Valverde Peres.